arrow-down cart
anchor-to-top

Coberturas para tipos de Feridas

Pobreza e desigualdade no Brasil...

Recursos destinados a área social existem, mesmo que o país tenha perpassado por diversos momentos econômicos ao longo destes anos. Contudo, pode-se observar que as organizações financiadoras estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade destes projetos, solicitando das instituições proponentes uma postura cada vez mais profissional e qualidade técnica dos agentes que atuam em entidades sociais.

Projetos Sociais se revelou um espaço promissor de atuação para profissionais da área social, sejam eles, assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, sociólogos, pedagogos, dentre outros. Três questões exercem forte influência neste sentido, a remuneração financeira destinada ao profissional que elabora e/ou executa um projeto social, a experiência adquirida pelo profissional que vivência este processo, e o reconhecimento adquirido pela aprovação de um projeto social apresentado, principalmente quando as instâncias financiadoras possuem “norral” no mercado.

Uma área promissora, mas também seletiva e exigente, tem demandado cada vez mais profissionais com conhecimento no campo social, com habilidades em planejamento e gestão. Visando a obtenção de projetos consistentes, com eficiência na captação de recursos, com resultados permanentes, e com capacidade de sustentabilidade, mesmo após a finalização dos recursos disponibilizados pela organização financiadora. Por tanto, o profissional que se dispuser a atuar nesta área precisará além de especializações, capacitações e estudo permanente, ser propositivo e inovador. Atuar na dinâmica da realidade requer muito além de conhecimento teórico-metodológico, mas sensibilidade e capacidade de ler a situação apresentada nas entre linhas. Espera-se com este documento hora exposto, apresentar orientações gerais acerca do processo de elaboração, implementação, implantação, execução, avaliação e revisão de Projetos Sociais, com os principais parâmetros para a formulação e apresentação de projetos no âmbito público e privado.

O Projeto Social passar a existir de uma vontade em realizar algo, que toma forma e adquire o status de intervenção denominado projeto, no momento em que essa vontade passa a ser organizada e estruturada em um esboço teórico.

Um projeto encontra-se sempre em construção, mesmo que pronto seu esquema teórico, à medida que é implementado, implantado e executado vai também sendo analisado e revisado adquirindo novos contornos e possibilidades de intervenções.

Um projeto é uma ação social planejada, estruturada em objetivos, resultados e atividades baseados em uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros) e de tempo.

Projetos sociais não devem existir isoladamente, precisam estar atrelados a programas e políticas mais amplas, para atender a demanda de forma extensa, superando a imediaticidade da problemática apresentada.

Os projetos seriam a conformação em prática dos programas e políticas. Configura-se como o documento que sistematiza e estabelece o planejamento da operação de um conjunto de ações, desenvolvidas com o intuito de atingir determinado fim. Apresentando os meios necessários à realização da ação e a adaptação destes quando necessário, para o alcance dos resultados pretendidos. No projeto encontram-se o detalhamento das atividades, prazos, recursos, orçamentos, custos, enfim, um arsenal de dados que em conjunto apresentam, justificam e analisam a intervenção proposta. No planejamento de um projeto precisa estar especificada a previsibilidade da intervenção.

Os projetos sociais não podem ser encarados como substituição da política pública ou da ação social do Estado. Se compreendido a sua real função e utilizado de forma adequada, no tempo necessário, para atender a questão social dentro de suas limitações, assim, o Projeto Social desempenhará o papel de viabilizar ações sociais transformadoras. Contudo, o planejador deverá compreender que a promoção de um Projeto Social implica em também assumir uma responsabilidade pública.

Autora: Hellen Matos – Assistente Social

SIGA NO INSTAGRAM

😎 Deficiente Visual – Texto em áudio:




> <