arrow-down cart
anchor-to-top

Drogas que diminuem a atividade...

Gestão na atenção primária de...

Entenda a diferença entre Parada Cardíaca e Infarto.

• Parada Cardíaca – Ocorre quando o coração para de bater subitamente.

O que é parada cardíaca?

É um evento desencadeado por uma disfunção elétrica que faz com que o coração bata irregularmente (sofra uma arritmia). Com a atividade interrompida, o coração não bombeia sangue para o cérebro e outras partes do cérebro.

O que acontece?

A pessoa fica inconsciente, passa a não responder a estímulos e a não respirar. O coração “treme” ao invés de bater corretamente.

O que fazer?

Verifique se o indivíduo está respirando e se responde a estímulos simples, como tapinhas no ombro. Se não há respostas ligue para o SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193). Enquanto aguarda o resgate, inicie a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), manobra pela qual se comprime o tórax da vítima com força cerca de 100 vezes por minuto. Caso haja um desfibrilador  por perto, utilize-o.

• Infarto – Ocorre quando o coração para de ser irrigado com sangue.

O que é infarto?

É consequência da obstrução de uma artéria do coração. Quando uma placa de gordura fica “presa” na parede de um desses vasos, um coágulo pode se formar sobre a placa. Se o coágulo se desprende, há o risco de ele entupir a artéria, que deixa de irrigar parte do coração. Sem oxigênio, o tecido cardíaco começa a sofrer morte celular, podendo ocorrer morte súbita.

O que acontece?

Durante o infarto, os sintomas podem ser intensos e fortes, com dor e desconforto no peito e nos membros superiores além de suor excessivo e náuseas. No entanto, muitas vezes podem-se sentir sinais que começam devagar e duram por horas ou até dias antes do infarto. O coração não necessariamente para de bater.

O que fazer?

Ligue para a emergência (192 ou 193), mesmo que não esteja certo que seja um infarto. Jamais leve a vítima de carro para o hospital, espere o socorro chegar.

• Qual a relação entre os dois eventos?

Em mais de 85% das vezes, a parada súbita do coração é provocada por um infarto agudo do miocárdio. Quando o infarto acontece, um dos mecanismos do coração para preservar a si mesmo é desencadear arritmias que podem progredir para a parada cardíaca. No entanto, cada um dos dois eventos pode ocorrer independentemente.

Fonte: Sociedade brasileira de hipertensão.




> <