arrow-down cart
anchor-to-top

Doenças de Notificação Compulsória

A Importância da Lei Lucas...

A principal diferença entre um(a) enfermeiro(a) e um(a) técnico(a) de enfermagem é o nível de educação e as responsabilidades. Enfermeiras possuem um grau de bacharelado em enfermagem e estão capacitadas para realizar tarefas mais complexas, como realizar exames físicos, prescrever medicamentos e gerenciar casos de pacientes. Já as técnicas de enfermagem possuem um diploma ou certificado em técnico em enfermagem e estão capacitadas para realizar tarefas menos complexas, como administração de medicamentos e curativos. Ambas as profissões são importantes para garantir a assistência aos pacientes.

Os enfermeiros são responsáveis por supervisionar os técnicos de enfermagem e orientá-los no desempenho de suas funções. Os enfermeiros atuam como líderes e mentores para os técnicos de enfermagem, orientando-os sobre as melhores práticas e garantindo que eles estejam cumprindo com as normas de segurança e qualidade. Além disso, os enfermeiros são responsáveis por avaliar o desempenho dos técnicos de enfermagem, oferecer feedback e desenvolver planos de ação para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.

A lei que regulamenta a profissão de enfermeiro é a Lei n° 7498/86, que é conhecida como a Lei dos Enfermeiros. Essa lei define as atribuições e responsabilidades dos enfermeiros, os requisitos para exercício da profissão, as normas para formação e capacitação, e os procedimentos para registro e fiscalização dos profissionais. Ela também cria o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que é responsável pela regulamentação, fiscalização e disciplina da profissão de enfermeiro, além de outros profissionais da enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pela regulamentação, fiscalização e disciplina da profissão de enfermeiro e outros profissionais da enfermagem no Brasil. É um órgão colegiado composto por representantes dos profissionais, dos usuários dos serviços de saúde e do governo.

A graduação em Enfermagem no Brasil é de 5 anos. A formação de enfermeiro é de nível superior, e é oferecida em universidades e faculdades. Durante os 5 anos de graduação, os estudantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos para atuar na área da enfermagem, incluindo administração de medicamentos, curativos, realização de exames físicos, entre outras habilidades. Além disso, os estudantes passam por estágios supervisionados para adquirir experiência prática. Após a conclusão do curso, os profissionais precisam manter-se atualizado com as normas estabelecidas que sofrem constante atualizações.

A formação de técnico de enfermagem é considerada um nível médio. A técnica de enfermagem é uma formação técnica que tem duração, em média, de 2 anos e é oferecida em escolas técnicas, institutos federais e algumas faculdades. A formação de técnico de enfermagem é voltada para a assistência a pacientes, preparo e administração de medicamentos, curativos, vacinação e outras ações de enfermagem básicas.

Há muitos concursos públicos na área de enfermagem. O setor público é um dos principais empregadores de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Brasil. Muitos hospitais, clínicas e outras instituições públicas oferecem vagas para profissionais da enfermagem através de concursos públicos. Esses concursos costumam ser bastante concorridos, pois oferecem boas oportunidades de trabalho e estabilidade financeira. Além disso, os salários e benefícios oferecidos pelo setor público são atrativos para muitos profissionais. No entanto, é necessário estar atento as regras e requisitos dos concursos, pois são diferentes entre as instituições.

É importante destacar que os profissionais de enfermagem possuem direitos trabalhistas e devem ser respeitado as horas extras, intervalos e jornadas de trabalho, além de contar com descanso e folga. Além disso, é importante que os profissionais de enfermagem tenham suporte e orientação para lidar com o estresse e a carga emocional que o trabalho pode causar.

A equipe de saúde é composta por vários profissionais (médicos, fisioterapeutas, odontólogos, maqueiros…), e que todos tem papéis e responsabilidades diferentes, mas todos trabalhando juntos para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes.



> <